Olá,
Essa é uma questão normalmente bem complicada de ser verificada.
Você pode gerar um logprofiler onde percebe que existe uma lentidão e analisar o mesmo para verificar quais os pontos de lentidão, se envolverem principalmente conexões com o banco de dados, como dbskip, dbusearea, dbselectarea, dbstruct, tclink, tccanopen etc... Então o gargalho pode estar envolvendo o banco de dados.
Com o dicionário no banco de dados, antes tudo que era CTREE foi para o banco de dados, você agora tem duas conexões com o DBAccess por thread, o volume de dados trafegando entre o banco de dados e a aplicação é muito maior! Então é comum o banco não estar com os tuning necessários ou a rede está com lentidão e isso acaba sendo visto durante a conexão com o banco de dados, pois como já citado, agora o tráfego de dados será muito superior a como era antes.
A TOTVS possui algumas ferramentas que podem auxiliar a detectar alguns problemas de performance, como o MallocIO e o Iperf, que são sempre válidas de serem utilizadas para verificar problemas de rede e alocação de memória:
https://tdn.totvs.com/display/public/PROT/MallocIO
https://tdn.totvs.com/display/public/PROT/Iperf+-+Performance+de+rede