Versão atual:

Bloquear nota fiscal (doc entrada) para retorno e movimentos

Boa tarde

Temos alguns processos (relacionados a controles de estoque e WMS) que necessitam bloquear a nota fiscal origem (poder de terceiros) de modo que o usuário não consiga efetuar o retorno do estoque relativo a estas notas fiscais.

Atualmente, como não tem bloqueio disso, nada impede o usuário de devolver (retornar) a nota fiscal de um produto, porém a nível de estoque, continuar com o produto conosco.

Exemplo (lembrando, sempre estoque de terceiros)


Fiscal:

NF 0001 - produto BOLA - 10 unidades

NF 0002 - produto BOLA - 5 unidades

NF 0003 - produto BOLA - 5 unidades


Estoque:

Endereço A - produto BOLA - 10 unidades (referente NF 0001)

Endereço B - produto BOLA - 5 unidades (referente NF 0002)

Endereço C - produto BOLA - 10 unidades (referente NF 0003)

Acontece um problema no endereço A (produto foi amassado, por exemplo) e a nível de estoque / WMS, consigo bloquear o endereço e o produto para não ter expedição. Como o manuseio deve se tratar pelo FIFO (primeiro que entra, primeiro que sai), naturalmente deveria ser retornado a NF 0001 e o produto fisicamente do endereço A, mas como está bloqueado (estoque/WMS), então ele pula o endereço A e vai para o B, mas como não tem bloqueio da nota fiscal, na prática o usuário e sistema fazem:

Faturamento (NF origem) ---> devolve o saldo da NF 0001 , pois é a nota mais antiga (regra FIFO)

Estoque ---> devolve fisicamente o produto da NF 0002 (endereço B), pois é o produto mais antigo (regra FIFO) e como o endereço A está bloqueado, perde-se o controle e rastreabilidade.

E como isso é um processo que acontece com frequência, embora as quantidades estejam corretas, fica totalmente furado o estoque com relação ao FISCAL x ESTOQUE

Sendo assim, volta a pergunta: numa necessidade dessas, como seria possível (ainda que eu fizesse customização) BLOQUEAR a NF 0001 de ser devolvida/utilizada?

Versões (3):

Ver a versão formatada

Bloquear nota fiscal (doc entrada) para retorno e movimentos

Comentário

new question