Olá Patrick... Execauto é uma "forma" de executar as rotinas para manipular cadastros, geralmente (mas nem sempre) para incluir informações. Ele nada mais é do que uma forma de automatizar a digitação ou uma tarefa (algumas vezes tem uns recursos diferenciados, mas é raro) que normalmente o usuário faria pela rotina/tela principal do sistema, como incluir um pedido de venda, por exemplo.
A vantagem é que ele utiliza exatamente os mesmos campos, tabelas, fluxos e principalmente validações que teria ao digitar na tela. Por exemplo, você não consegue incluir um pedido de venda via execauto se passar um campo em branco que é obrigatório na tela do sistema.
Na prática (novamente dando um exemplo de inclusão), imagine que você tenha um arquivo TXT com 100 produtos para cadastrar.
Você poderia entrar na tela de cadastro de produtos e digitar tudo 100 vezes, ou poderia fazer um código que importasse esse arquivo TXT e chamasse 100 vezes o execauto da rotina de cadastro de produto (inclusive, alguns execauto permitem fazer em lote, tudo de uma vez só, neste caso chamando uma vez o execauto e passando os 100 produtos, mas depende cada rotina)
Já os pontos de entrada servem para manipular, de alguma forma, as informações e fluxos do sistema, sejam em rotinas padrão (o mais comum) ou em customizadas.
No seu caso, se você quer aprovar a solicitação de compras de forma automática, este cenário é exatamente para utilizar pontos de entrada, pois você irá alterar um fluxo/comportamento (ou seja, aprovar automaticamente) e no caso você precisa procurar na documentação ou abrir chamado na Totvs para descobrir quais pontos de entrada tem disponíveis na rotina e o que faz cada um.
Mas, ainda por cima, verifique se a própria rotina de solicitação de compra já não tem essa opção... eu acho que tem sim, você só habilita uma configuração/parâmetro e já aprova automático... algumas vezes queremos reinventar a roda e o próprio sistema padrão tem alguma configuração para fazer...