Pessoal, boa tarde.
Sobre o cenário que vocês reportaram, algumas observações:
O Ubuntu Server não consta em nossa lista de S.Os homologados, por isso não conseguimos assegurar seu funcionamento.
Mais detalhes sobres os S.Os homologados podem ser observados no TDN, links abaixo:
AppServer: https://tdn.totvs.com/x/g4H7Gg
DBAccess: https://tdn.totvs.com/x/CLsbF
Ainda sobre os S.Os homologados, no que diz respeito às distribuições Linux, é de nosso conhecimento que a GLIBC 2.31 tem um BUG na API de alocação de memória.
Quanto ao Oracle Linux e RedHat (S.Os que compartilham o mesmo kernel), as versões 7.x tem como base a GLIBC 2.17, enquanto que as verões 8.x utilizam a GLIBC 2.28. Nessas versões, não é esperado que o AppServer e DBAccess apresentem a falha de execução que vocês apontaram.
Inclusive, utilizamos essas versões (Oracle Linux 7.9 e 8.6) em nossos laboratórios de testes e máquinas de build!
Link para download das versões citadas: https://yum.oracle.com/oracle-linux-isos.html
Concluindo, se vocês utilizarem uma das versões citadas em nossa documentação de Plataformas Homologadas, devem ter êxito na utilização do AppServer e DBAccess.
Caso precisem de mais detalhes ou queriam apoio em algum assunto, podem abrir um ticket junto ao nosso time de Suporte Tecnologia para que possamos avaliar e evoluir o tema.
Informação Adicional:
As versões minor superiores a versão documentada como homologada são consideradas suportadas, pois entendemos que são atualizações de segurança ou correções do sistema operacional.
Por exemplo, consta na lista de sistemas operacionais homologados o Oracle Linux 7.2, ou seja, qualquer versão major 7 com minor superior a 2 são consideradas suportadas, então na prática o Oracle Linux 7.9 é considerado suportado, o mesmo vale para Red Hat e SUSE.
Atenciosamente.