Bloquear nota fiscal (doc entrada) para retorno e movimentos

Boa tarde

Temos alguns processos (relacionados a controles de estoque e WMS) que necessitam bloquear a nota fiscal origem (poder de terceiros) de modo que o usuário não consiga efetuar o retorno do estoque relativo a estas notas fiscais.

Atualmente, como não tem bloqueio disso, nada impede o usuário de devolver (retornar) a nota fiscal de um produto, porém a nível de estoque, continuar com o produto conosco.

Exemplo (lembrando, sempre estoque de terceiros)


Fiscal:

NF 0001 - produto BOLA - 10 unidades

NF 0002 - produto BOLA - 5 unidades

NF 0003 - produto BOLA - 5 unidades


Estoque:

Endereço A - produto BOLA - 10 unidades (referente NF 0001)

Endereço B - produto BOLA - 5 unidades (referente NF 0002)

Endereço C - produto BOLA - 10 unidades (referente NF 0003)

Acontece um problema no endereço A (produto foi amassado, por exemplo) e a nível de estoque / WMS, consigo bloquear o endereço e o produto para não ter expedição. Como o manuseio deve se tratar pelo FIFO (primeiro que entra, primeiro que sai), naturalmente deveria ser retornado a NF 0001 e o produto fisicamente do endereço A, mas como está bloqueado (estoque/WMS), então ele pula o endereço A e vai para o B, mas como não tem bloqueio da nota fiscal, na prática o usuário e sistema fazem:

Faturamento (NF origem) ---> devolve o saldo da NF 0001 , pois é a nota mais antiga (regra FIFO)

Estoque ---> devolve fisicamente o produto da NF 0002 (endereço B), pois é o produto mais antigo (regra FIFO) e como o endereço A está bloqueado, perde-se o controle e rastreabilidade.

E como isso é um processo que acontece com frequência, embora as quantidades estejam corretas, fica totalmente furado o estoque com relação ao FISCAL x ESTOQUE

Sendo assim, volta a pergunta: numa necessidade dessas, como seria possível (ainda que eu fizesse customização) BLOQUEAR a NF 0001 de ser devolvida/utilizada?

compartilhar
  1. Você vai ver essas setas em qualquer página de pergunta. Com elas, você pode dizer se uma pergunta ou uma resposta foram relevantes ou não.
  2. Edite sua pergunta ou resposta caso queira alterar ou adicionar detalhes.
  3. Caso haja alguma dúvida sobre a pergunta, adicione um comentário. O espaço de respostas deve ser utilizado apenas para responder a pergunta.
  4. Se o autor da pergunta marcar uma resposta como solucionada, esta marca aparecerá.
  5. Clique aqui para mais detalhes sobre o funcionamento do TOTVS DevForum!

1 resposta

Não é a resposta que estava procurando? Procure outras perguntas com as tags wms estoque fiscal ou faça a sua própria pergunta.